Rio Vivo supera 1.100 nascentes cercadas na Bacia do Rio Doce


26 mar/2024

Com o objetivo de aumentar a disponibilidade hídrica, os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce destinaram R$ 120 milhões para a execução da Iniciativa Rio Vivo. Até o momento, 1.108 nascentes foram cercadas. Além disso, localidades contempladas na Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga já estão recebendo o Sistema de Tratamento de Esgoto Doméstico. Até o momento, cinco intervenções foram realizadas em Engenheiro Caldas.

O Rio Vivo tem como objetivo aumentar a disponibilidade de água por meio do cercamento de nascentes, além de promover o aumento da qualidade dos rios, aportando recursos para o desenvolvimento de projetos de esgotamento sanitário em propriedades rurais e de diminuição de sedimentos. Para a execução dos projetos e ações, os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce destinaram 124 milhões, oriundos da cobrança pelo uso da água.

“Alcançar essa marca representa o resultado do esforço coletivo de todos os Comitês da Bacia do Rio Doce. Estamos proporcionando inúmeros benefícios à população da Bacia do Rio Doce”, destacou Flamínio Guerra, presidente do CBH Doce.

Confira abaixo o balanço completo:

Alto Rio Doce

  •  Região do Rio Piranga
    210 nascentes cercadas

 

  • Região do Rio Piracicaba
    397 nascentes cercadas

 

  • Região do Rio Santo Antônio
    230 nascentes cercadas

 

Médio Rio Doce

  • Região do Rio Suaçuí
    99 nascentes cercadas

 

  • Região do Rio Caratinga
    172 nascentes cercadas

05 intervenções de Sistema de Tratamento de Esgoto Doméstico

 

  • Região do Rio Manhuaçu

Empresa contratada, o lançamento acontece no próximo dia 05 de abril de 2024

  • Baixo Rio Doce

Empresa contratada, o lançamento acontece no próximo dia 27 de março de 2024