Programas de Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário são apresentados para municípios do médio Rio Piracicaba


5 abr/2022

 

Durante reunião ordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), no último dia 31, o CBH Piracicaba, por meio de seu presidente, Jorge Borges, com a participação do engenheiro sanitarista da Agedoce, Heverton Rocha e do presidente do CBH Doce, Flamínio Guerra Guimarães, apresentaram aos prefeitos presentes os programas de projetos e obras de melhoria e ampliação em Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento sanitário recém lançados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Piracicaba. Durante o evento, também houve o lançamento da segunda fase da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio.

O Presidente do CBH Piracicaba, Jorge Borges, agradeceu a Amepi pela parceria, destacando a importância do trabalho coletivo. Em sua fala, enfatizou os recursos disponíveis para investimentos em ações de saneamento básico e programas hidroambientais, que serão disponibilizados a todos os municípios da bacia, com previsão de investimento de R$ 87 milhões no saneamento.

O Presidente do CBH-Doce, Flamínio Guerra, destaca que além do saneamento urbano, há previsão de investimento em saneamento rural, por meio da iniciativa Rio Vivo – financiado pela cobrança pelo uso da água.   Ao total, 71 municípios, definidos pelos CBHs de rios afluentes mineiros e capixabas, recebem o programa, com a recuperação de mais de 5 mil nascentes de córregos e ribeirões que desaguam nos afluentes do Rio Doce e cerca de 3.300 sistemas de esgotamento sanitário em propriedades rurais: fossas sépticas, TEvap e o Círculo de Bananeiras.

Foram apresentados também pelo Engenheiro da AGEDOCE, Heverton Rocha, o Programa de obras de expansão em saneamento básico (PROTRATAR), a Expansão de Serviço de Abastecimento de Água (SAA) e Serviço de Esgotamento Sanitário (SEE) para os municípios que já tem projetos e o Programa de elaboração de projetos de implementação e/ou expansão em saneamento básico (PROJETAE), Expansão de Serviço de Abastecimento de Água e Serviço de Esgotamento Sanitário.

 

 

 

Expedição Rio Piracicaba

Ao longo do evento foi promovido pelo jornalista e ambientalista Geraldo Magela Gonçalves – Dindão e pelo professor José Augusto Gonçalves – vice coordenador do Mestrado ProfÁgua da Agência Nacional de Águas – ANA – UNIFEI – Polo Itabira, o lançamento da segunda fase da Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio. Durante a apresentação do projeto, foi informado que os trabalhos para a próxima expedição já foram iniciados e, conforme o planejamento, as atividades acontecerão do dia 28 de maio a 5 de junho de 2022, refazendo todo trajeto da expedição anterior.