Previsão de Chuvas será acima do esperado na Bacia do Doce nos próximos dias


21 fev/2024

 

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), por meio da Coordenação de Eventos Críticos, realizou na tarde desta terça-feira (20), a 2ª Reunião de Avaliação do Período Chuvoso na Bacia do Rio Doce. No encontro, foram apresentados os cenários monitorados no último trimestre de 2023 e as previsões para o primeiro trimestre de 2024.

Na abertura da reunião, o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET) alertou para previsão de chuvas com precipitação acima da média histórica para os próximos cinco dias na bacia.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão para as próximas duas semanas é de chuvas entre 60mm e 80mm.

De acordo com Bernardo Luiz Ferreira de Oliveira, pesquisador em geociências, responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico (SAH/DOCE), apesar do volume de chuvas elevado para os próximos dias, a tendência é que não ocorram inundações ao longo da bacia.  “O motivo é devido ao curto período da estação chuvosa entre os meses de outubro a dezembro de 2023. As vazões ficaram abaixo da normalidade. Apesar de janeiro ter chovido acima da média histórica, o volume ainda permanece abaixo do esperado. Isso trouxe um comportamento atípico na região, reflexo do que aconteceu entre outubro a dezembro de 2023”, explica.

Ainda assim, com a extensão do período chuvoso nos próximos dias, a tendência é de elevação do nível do Rio Doce em algumas cidades. “Em Governador Valadares há tendência de aumento no nível do rio, com probabilidade de se aproximar da cota de alerta”, afirma.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB/ CPRM), que realiza o monitoramento periódico dos níveis dos rios em nossa região, apontou que, de acordo com o boletim mais recente, dia 19 de fevereiro (14 horas), todos os pontos de monitoramento na bacia do Rio Doce se encontram dentro da normalidade. Os boletins, atualizados diariamente pela plataforma SACE, podem ser acessados por meio do link (clique aqui).

A 2ª Reunião de Avaliação do Período Chuvoso na Bacia do Rio Doce contou com a presença de representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).  Houve, ainda, a participação da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos do CBH Doce (CTGEC) e do Grupo de Trabalho de Cheias do CBH-Doce.

A próxima reunião da Sala de Crise está agendada para ocorrer no dia 19 de março.

Apoio do CBH Doce

 Cabe ao CBH Doce, por meio de Grupo de Trabalho de Cheias, apoiar, articular e acompanhar estudos, projetos e ações relacionadas à operação, ampliação e modernização do Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Doce.

Além do trabalho de apoio e articulação, os comitês do Rio Doce também investem financeiramente na melhoria do Sistema de Alerta. A previsão é de que, ao todo, mais de R$ 1,3 milhões sejam desembolsados para o fortalecimento da ferramenta.