Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce será aprovado em Itabira


10 ago/2023

Na próxima segunda-feira, dia 14 de agosto, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) promove Reunião Plenária para aprovação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce e seus afluentes (PIRH-Doce) e do Enquadramento dos Corpos de Água em Classes (Enquadramento). Os estudos foram coordenados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e apoiados pelos CBHs.

O encontro será realizado no auditório da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI – Itabira), de 13h às 17h, e terá entre os participantes representantes da ANA, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e conselheiros do CBH-Piracicaba. Também são esperados representantes dos municípios que compõem a bacia hidrográfica, usuários de água e entidades que atuam na preservação ambiental. O evento é aberto a toda comunidade e o documento pode ser acessado pelo link: www.cbhdoce.org.br/repositorio.

 “É um programa que tem como principal função a gestão da bacia, pois define as ações e projetos dos usos múltiplos dos recursos hídricos. Através de muita discussão chegamos a melhor definição para o rio que queremos ter dentro das possibilidades técnicas possíveis. Esperamos que tenha uma participação ativa dos conselheiros nas reuniões”, enfatizou o Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH- Piracicaba) Jorge Martins.

O PLANO

O Plano de Recursos Hídricos é uma ferramenta de planejamento prevista na Política Nacional de Recursos Hídricos. Ele construído a partir de um processo amplo e aprofundado de análise que combina: Dados sobre a situação atual dos rios; Projeções de cenários possíveis para o futuro dessas águas de acordo com o uso do recurso hídrico; Propostas de melhoria da qualidade, considerando a realidade socioeconômica da região em que se localiza cada manancial.

O resultado é um diagnóstico preciso que descreve a realidade ambiental da bacia e define quais deverão ser as estratégias para solucionar os problemas ambientais identificados

Já o Enquadramento visa garantir água com qualidade compatível ao seu uso local. Também tem como objetivo reduzir o lançamento de poluentes por exigir o tratamento do esgoto conforme a classificação do rio.