Lançamento Nacional do Livro “Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio” durante a 1ª Jornada da Inovação da ANA


19 jun/2023

No dia 16 de junho de 2023, durante a 1ª Jornada da Inovação em Recursos Hídricos e Saneamento Básico, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília-DF, foi realizado o lançamento nacional do livro “Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio”. O evento marcou um importante passo na conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos e contou com a presença de renomados especialistas no assunto. O livro é fruto do trabalho e idealização de Geraldo Magela, conhecido como Dindão, membro conselheiro do CBH-Piracicaba.

O lançamento do livro ocorreu às 11h15 do dia 16 de junho de 2023, durante a 1ª Jornada da Inovação em Recursos Hídricos e Saneamento Básico.

Na ocasião, estiveram presentes Geraldo Magela – Dindão, idealizador da Expedição Piracicaba; o Professor José Augusto, da Unifei Itabira; André Marques, Diretor Presidente; e Alan Mota, da Gerência de Planejamento de Recursos Hídricos do IGAM. A imagem capturada durante o lançamento do livro, da esquerda para a direita, retrata essas importantes figuras comprometidas com a preservação do rio Piracicaba.

A Expedição Piracicaba foi uma iniciativa que teve como objetivo explorar e documentar a realidade ambiental e social do rio Piracicaba, destacando sua importância para a vida e sustentabilidade da região. A jornada contou com a participação de especialistas e pesquisadores, que percorreram toda a extensão do rio, registrando os desafios e as belezas encontradas ao longo do caminho. O livro “Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio” é o resultado desse trabalho e apresenta uma visão abrangente sobre a situação atual do rio e a importância de sua preservação.

A publicação do livro “Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio” é de extrema relevância para conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. O rio Piracicaba desempenha um papel fundamental na vida das pessoas e na sustentabilidade da região, fornecendo água para abastecimento, agricultura e geração de energia. No entanto, enfrenta desafios significativos, como poluição, desmatamento e assoreamento. A obra busca sensibilizar e engajar a população na proteção desse valioso patrimônio natural.

Para saber mais sobre a Expedição Piracicaba e acompanhar outras matérias e publicações relacionadas ao tema, acesse o site do CBH-Piracicaba pelo link: https://www.cbhpiracicabamg.org.br/?s=Expedi%C3%A7. Lá você encontrará materiais informativos e detalhes sobre as descobertas e iniciativas desenvolvidas durante a expedição.

Acompanhe também o bate-papo realizado sobre a Expedição, na 1ª Jornada de Inovação da ANA, pelo link: https://www.youtube.com/live/Dcfz9vG_5HY?feature=share&t=9073. Nesse vídeo, especialistas compartilham suas experiências e discutem soluções para a preservação do rio Piracicaba.

O lançamento do livro “Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio” durante a 1ª Jornada da Inovação em Recursos Hídricos e Saneamento Básico marcou um importante avanço na conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos. A obra, idealizada por Geraldo Magela – Dindão, membro conselheiro do CBH-Piracicaba, traz uma visão abrangente sobre a situação do rio Piracicaba e a importância de sua preservação para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da região. Através desse livro, espera-se despertar a consciência coletiva e incentivar ações que promovam a proteção desse valioso curso d’água, assegurando sua sustentabilidade para as futuras gerações.