CBH-Piracicaba empossa novos conselheiros e elege diretoria executiva em Itabira (MG) 


16 out/2023

Com o desafio de conciliar interesses diversos e garantir os usos múltiplos da água, novo colegiado deliberara sobre investimentos e projetos na bacia 

Os novos conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), que irão compor a gestão 2023/2027, foram empossados durante solenidade presencial, realizada na manhã desta segunda-feira (16), no Auditório da Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira (UNIFEI).  Também foi eleita a nova diretoria do CBH-Piracicaba, que atuará até 2025.  O novo colegiado eleito terá como desafio fortalecer as atividades já executadas pelo CBH em todo território, tais como o programa Rio Vivo e o Protratar.  

Nova diretoria  

A nova diretoria do CBH- Piracicaba será composta pelo Presidente Jorge Martins, representando o segmento usuários; pelo vice-presidente José Augusto Costa, do segmento Sociedade Civil; por Lucília Gomides como secretária-executiva, representando o poder público municipal; e por David de Hollanda, que atuará como secretário-adjunto, representando o poder público estadual. Este é o segundo mandato consecutivo do presidente Jorge Martins e, segundo ele, o objetivo é dar continuidade aos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos, além de promover o fortalecimento e reconhecimento social e ambiental do CBH Piracicaba. “Nossa principal expetativa é atingir todos os objetivos previstos dentro do Comitê do Piracicaba.  Temos também a missão de colocar o comitê bem mais proativo dentro de todos os municípios da bacia e mostrar que estamos atuando com foco na melhoria da qualidade e aumento da disponibilidade hídrica. Aos novos membros, desejamos boas-vindas e agradecemos pelo ato de estar participando do processo eleitoral”, disse.  

Já Lucília Gomides defendeu um trabalho proativo entre os novos conselheiros e a diretoria. “Nosso objetivo é ter uma gestão democrática, com cada um entendendo o seu papel dentro da diretoria. Minha expectativa é dar continuidade ao trabalho que vem sendo executado,promovendo melhorias onde for possível, além de fortalecer o conselho nas ações que lhe competem”, disse.  

O conselheiro Luís Claúdio de Castro Figueiredo ressaltou a importância da participação de novos membros no processo eleitoral. “Foi interessante ver a presença de novos membros no comitê. Podemos afirmar que é uma composição revigorada. A formação da nova diretoria também trouxe novidades”, comentou.  

Durante a plenária, o conselheiro e membro do CBH-Piracicaba, Geraldo Magela, mais conhecido como Dindão, distribuiu para os novos conselheiros empossados o livro “Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio”. O exemplar apresenta uma visão abrangente sobre a situação atual do rio Piracicaba e a importância de sua preservação. “Foi prazeroso estar aqui hoje entregando para os novos conselheiros a edição do ‘Expedição Piracicaba’. O livro será bastante útil para os novos conselheiros ficarem por dentro das ações que já foram feitas em bacia.  A partir de agora, o livro passa a ser o ponto de referência para as novas expedições e monitoramentos que serão feitos de dois em dois anos”, complementou.

Durante a plenária, o representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Robson Santos, fez uma apresentação institucional para os membros e destacou que dentre as 36 bacias hidrográficas em Minas Gerais, a Bacia do Doce é a única que tem todos os instrumentos de gestão aprovados. “O comitê é um órgão de estado e os conselheiros têm um papel fundamental, que é a questão da representatividade. Os membros estão no comitê para defender o interesse da entidade. Ora terá divergência, mas, o mais importante, é não representar a pessoa e sim, mas os interesses da entidade e do segmento” destacou.  

Na ocasião, também foram apresentados os novos estagiários da Escola de Projetos da UNIFEI, que irão dar suporte aos projetos relacionados à segurança hídrica. 

Ações e desafios 

Protratar Piracicaba 

Apesar de ter em seu território cidades referência em tratamento de efluentes, o lançamento de esgoto in natura nos cursos d’água da bacia ainda é um grande desafio na recuperação da qualidade ambiental do território. Diante disso, o CBH-Piracicaba, está aportando, em 2023, mais de R$ 70 milhões para a realização do programa Protratar Piracicaba, que financia obras para a implementação e ampliação de sistemas de esgoto e abastecimento de água nas cidades da Bacia. As cidades de Antônio Dias, Jaguaraçu João Monlevade, Marliéria Nova Era e Rio Piracicaba, selecionadas por meio de edital, estão entre as contempladas pela iniciativa. 

Rio Vivo 

Para conter o avanço da degradação de matas ciliares e de áreas de recarga, e evitar o carreamento de sedimentos, que potencializam o assoreamento dos mananciais, o CBH-Piracicaba já investiu mais de R$ 4,4 milhões para a execução de ações por meio do 

programa Rio Vivo – iniciativa que visa à recuperação de nascentes, expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos. 

Até o momento, cerca de 250 nascentes já foram cercadas nas cidades de Alvinópolis, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Rio Piracicaba, Mariana, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. Após essa etapa, serão construídas fossas sépticas e caixas secas nas propriedades rurais. 

Expedição Piracicaba 

A Expedição Piracicaba é uma ação de mobilização social que promove a pesquisa científica. Pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei – Polo de Itabira) e agentes públicos, mobilizadores e conselheiros do CBH-Piracicaba percorrem as cidades da Bacia para a divulgação do livro técnico-científico da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, redigido a partir dos dados coletados na primeira fase do evento, em 2019.