CAPES apoiou a Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio


16 nov/2023

Imagem: Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio (Arquivo pessoal)

Com apoio da CAPES, a Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio que percorre os 21 municípios contíguos ao Rio Piracicaba, em Minas Gerais, ouviu os moradores e promoveu estudos para assegurar a segurança hídrica da região. O trabalho, realizado inicialmente em 2019, resultou em uma parceria firmada pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), diversas pesquisas sobre a água. Agora, Geraldo Magela Gonçalves,  coordenador e idealizador da iniciativa, quer expandir o modelo por todo o País.

Mais de um milhão de pessoas vivem na região da bacia do Piracicaba. O objetivo da expedição foi mobilizar os habitantes que dependem da água para conscientizar sobre a necessidade de revitalizar o rio. “É um projeto que busca a revitalização da bacia hidrográfica do rio Piracicaba, que tem relevância nacional. É uma bacia que é sede do maior parque siderúrgico da América Latina e o terceiro maior polo minerário do planeta”, explica Geraldo.

Para dar efeitos práticos e permitir a formulação de políticas públicas baseadas em evidências, foi necessário haver uma coordenação técnico-científica. A parceria se concretizou pelo campus em Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), que conta com um polo do ProfÁgua. Oito professores do Programa foram os responsáveis pelos trabalhos técnicos e científicos, que tiveram a participação direta de cinco alunos do curso.

O ProfÁgua apoiou toda a realização da expedição. O trabalho incluiu pesquisas sobre uso e ocupação do solo, medição de vazão do rio e análise da qualidade da água em vários pontos, estudos de batimetria, estudos sobre as águas subterrâneas e análises geoespaciais da bacia. “É justamente na bacia hidrográfica que acontecem todos os processos do ciclo hidrológico, e a atuação direta de um programa em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos se faz preponderante e necessária”, afirma José Augusto Gonçalves, coordenador do ProfÁgua na Unifei e coordenador técnico da Expedição Piracicaba.

Para além disso, foi firmada uma parceria entre a Unifei, via ProfÁgua, e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), situado em Minas Gerais. O objetivo é avaliar, caracterizar e estudar os recursos hídricos superficiais e subterrâneos da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba. Várias ações estão previstas e a Expedição Piracicaba foi um dos projetos. Nela, o CDTN cooperou com o Laboratório de Geoprocessamento e Análises Espaciais da Universidade nos estudos geoespaciais e na confecção de 45 mapas temáticos.

 

Imagem:Geraldo Magela Gonçalves, coordenador e idealizador da iniciativa (Arquivo pessoal)

Com esse legado, Geraldo Magela quer que o trabalho se torne nacional. “É uma confluência de ideias, de instituições, que virou um grande projeto e hoje a gente está rodando o Brasil com a ideia de implementar expedições em todos os comitês”, diz.

Fonte: CGCOM/CAPES