Reunião online tirará dúvidas sobre a Iniciativa Rio Vivo na bacia do Rio Piracicaba


9 jun/2022

Com o objetivo de esclarecer as ações da Iniciativa Rio Vivo na Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, a AGEDOCE realizará uma reunião online na próxima terça-feira, 14/06, às 14h, onde os municípios poderão tirar as dúvidas de quais ações da Iniciativa Rio Vivo já foram implementadas na bacia, como se dará o processo de retomada das atividades e qual o papel do executivo e dos demais participantes envolvidos no processo. A reunião acontece por meio do link: https://meet.jit.si/Tiraduvidasriovivo

O Rio Vivo é financiado pela cobrança pelo uso da água – instrumento econômico de gestão das águas que tem o objetivo de incentivar o uso racional e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais.

O assessor da AGEDOCE, Fabiano Alves, destaca que a licitação para o Lote 2 – que corresponde ao Piracicaba já foi finalizada – e que as atividades serão retomadas em breve. “Precisamos que os representantes destes 20 municípios participem desta reunião para tirarem as dúvidas e saber quais serão as ações desenvolvidas e qual será o papel do município no processo, principalmente na mobilização social dos produtores. Então, precisamos já começar a fazer esse alinhamento”.

 

Iniciativa Rio Vivo.

A Iniciativa visa a recuperação de nascentes, promoção de melhorias e expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos. Estas ações serão implementadas por meio da execução de projetos em imóveis rurais localizados em microbacias de pontos de captação para abastecimento púbico em municípios priorizados ou hierarquizados, já selecionados.

Com base em informações obtidas nos diagnósticos dos imóveis rurais, serão implantados projetos de barraginhas e/ou outras técnicas mecânicas comprovadamente eficientes; projetos de recuperação de nascentes, por meio do cercamento e revegetação; além da implantação de projetos de sistemas individuais de tratamento de esgoto doméstico.

No primeiro ano de implantação da Iniciativa Rio Vivo na bacia do rio Piracicaba, serão executadas apenas ações de isolamento (cercamento) de nascentes em todos os municípios da bacia.

CBH Piracicaba

Criado em 17 de fevereiro de 2000, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba-MG (CBH-Piracicaba) é um órgão colegiado, formado por representantes do poder público estadual e municipal, da sociedade civil organizada e dos usuários da água. O Comitê está localizado em uma importante região econômica do estado, com forte presença das atividades de mineração, siderurgia – na região se encontra instalado o maior complexo da América Latina – e celulose. Tem como sede a cidade de João Monlevade.

O CBH Piracicaba possui um papel fundamental na elaboração e na implantação das políticas públicas de gestão dos recursos hídricos, visando a qualidade e quantidade da água para as próximas gerações.