Meio ambiente: nova consciência em torno do uso da água


7 jun/2022

No contexto em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e os CBHs de rios afluentes acendem o alerta para a importância da conservação/recuperação e o uso racional dos recursos naturais. Precisamos que todos os cidadãos compreendam  de forma clara: a sobrevivência da população depende da saúde e vitalidade dos bens naturais.

Essa nova consciência, principalmente em torno do uso da água, está implícita se analisarmos a última década na bacia hidrográfica do Rio Doce. Por diversas vezes, atravessamos fenômenos e episódios que coloraram em risco a vida humana e natural na região: cianobactérias, severo período de estiagem, cheias, rompimento da barragem de Fundão – em todos esses acontecimentos aprendemos que nossa vida está diretamente ligada à  água.

Neste ano, também comemoramos os 20 anos de criação do CBH-Doce. Atento ao seu papel como ente do Sistema Federal de Gerenciamento de Recursos Hídricos, o CBH-Doce busca, incessantemente, promover a gestão participativa e democrática dos recursos hídricos da bacia, visando à melhoria contínua da qualidade e quantidade de suas águas, por meio da implementação de programas e projetos hierarquizados pelo comitê, conforme previsto no Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH-Doce), atualmente em processo de revisão.

Esse documento descreve a realidade ambiental na região e define quais deverão ser as estratégias para solucionar os problemas identificados. Um grande gargalo é o saneamento básico. Diante disso, foram entregues, por meio do Programa de Universalização do Saneamento Básico, de forma gratuita, para 165 municípios, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Também foram investidos cerca de 8 milhões de reais em projetos de sistemas de esgotamento sanitário, beneficiando 23 municípios. Em andamento, outros 72 milhões de reais estão sendo destinados à elaboração de projetos e execução de obras de melhoria e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário e cerca de 34 milhões de reais estão sendo alocados em projetos para melhoria e otimização de sistemas de abastecimento de água.

Outro programa realizado foi o de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura.  Por meio dele, mais de 240 propriedades rurais receberam o Irrigâmetro – aparelho que mostra, com precisão, a necessidade de irrigação e a quantidade de água ideal para cada lavoura, evitando, assim, o desperdício.

Outra frente de investimento são os programas hidroambientais – Iniciativa Rio Vivo. Consistem na realização de intervenções que visam o controle de atividades geradoras de sedimentos (P12), a recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e nascentes (P52) e a expansão do saneamento rural (P42). Até 2025, está prevista a recuperação de mais de 5.000 nascentes e a construção de mais de 3.000 sistemas individuais de esgotamento sanitário, além da implantação de barraginhas, caixas secas e adequação de estradas rurais.

Com todas estas ações, o CBH-Doce e os CBHs afluentes constroem um legado de recuperação ambiental. A efetividade dos programas, somada aos desafios superados, consolida nosso propósito de criar uma nova consciência em torno da água.

Flamínio Guerra

Presidente do CBH-Doce