Igam lança publicação com o tema “Ações para segurança hídrica”


25 mar/2022

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) lançou, no dia 21/3, a publicação “Gestão e Situação das Águas de Minas Gerais 2021”, com o tema ‘Ações para Segurança Hídrica’, na abertura da Semana da Água 2022. Editada desde 2013, a obra tem como fio condutor, neste volume, o Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais – Somos Todos Água e uma das suas metas, o Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH).

lniciou no dia 21/3, a Semana da Água 2022, com o tema “Juntos pelas Águas de Minas”. O evento de abertura ocorreu de forma online e contou com a participação da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, do diretor geral do Igam, Marcelo da Fonseca, demais dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e convidados (matéria de cobertura aqui).

No primeiro dia de evento, foi realizado o webinar “Ações para a segurança hídrica em Minas Gerais” e lançada a publicação “Gestão e Situação das Águas de Minas Gerais 2021”, com a mesma temática do seminário online. Editada pelo Igam desde 2013, a obra tem como fio condutor, neste volume, o Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais – Somos Todos Água e uma das suas metas, o Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH).

“Desde 2019, buscamos direcionar o relatório para assuntos relacionados à segurança hídrica e nesta edição sistematizamos algumas ações e iniciativas que, segundo nossa avaliação, seriam capazes de contribuir para o sucesso do PMSH, como a consolidação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos em todas as bacias do estado, desenvolvimento de planos diretores, além de ações de conservação, recuperação e uso sustentável da biodiversidade”, explicou Marcelo da Fonseca. A publicação também apresenta modelos e diretrizes metodológicas para seleção das áreas prioritárias para revitalização, como contribuição ao Programa Somos Todos Água/PMSH e ao planejamento institucional.

Elaborada de forma colaborativa, traz capítulos assinados por servidores do Igam e do Sisema, além de autores convidados de outras instituições parceiras que atuam no planejamento, gestão, execução ou em pesquisas sobre o tema.

publicao gestao situao4

 

Gestão e Situação das Águas de Minas Gerais

Publicada desde 2013 pelo Igam, a obra Gestão e Situação das Águas de Minas Gerais é uma referência para o acompanhamento da implementação da política pública de recursos hídricos no estado e para o próprio gerenciamento das águas, por trazer dados e informações atualizados da situação hídrica das bacias hidrográficas mineiras e dos programas, projetos e ações de entes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRH).

Conheça todos os volumes da publicação:aqui.

 

Fonte: IGAM