Coordenação da Expedição Piracicaba se reúne na UNIFEI Itabira


9 fev/2023

Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 8, no Campus da UNIFEI Itabira, foi oficialmente o início dos trabalhos da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio – que se prepara para a entrega do diagnóstico em uma nova mobilização socioambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba. Em 2019 os trabalhos também iniciaram em reunião realizada naquela unidade de ensino.
A reunião contou com a participação do presidente do CBH-Doce, Flamínio Guerra, do jornalista Geraldo Magela Gonçalves – Dindão e dos professores José Augusto Costa Gonçalves; Eduardo de Aguiar do Couto; Eliane Maria Vieira; Fernando Neves Lima; Gláucio Marcelino Marques; James Lacerda Maia e Karinne Reis D. Leal.
Durante a reunião foi apresentado a última versão do livro da Expedição, fruto do trabalho realizado em 2019, trazendo todo o histórico da Bacia, bem como os estudos realizados em todo território, objeto da proposta.
Divido em capítulos, os professores fizeram uma penúltima revisão, da obra, que após corrigida irá para as oficinas gráficas para impressão.
Além da revisão da obra, foi apresentado também um escopo do planejamento para a Expedição Piracicaba 2023, que irá acontecer entre os dias 19 e 26 de março, dentro da Semana da água.
Foram sugeridos a realização de eventos denominados “Seminário das Águas”, onde acontecerão exposições fotográficas apresentando imagens feitas em 2019, onde cada lugar irá rever os registros da passagem da Expedição em suas respectivas cidades, exibição do vídeo documentário da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio; painel com apresentação dos professores com explanações sobre os resultados obtidos, síntese das condições da bacia e sugestões de ações para revitalização da mesma, debate e entrega dos livros.
Novas ideais surgiram durante o encontro que serão inseridos na proposta para posteriormente ser definido o passo a passo da Expedição Piracicaba 2023.

Produtos a serem apresentados
Durante a segunda fase da Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio serão levados a todos os municípios que compõem a bacia o resultado de todo trabalho realizado em 2019 – sendo o livro técnico científico com todos os estudos realizados na bacia; um filme documentário sobre o trabalho, uma exposição fotográfica com as imagens feitas durante a descida em 2019 e ainda serão realizados seminários onde serão apresentadas propostas para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba.

*Texto do Jornal Tribuna do Piracicaba