Cidades contempladas com o Rio Vivo já tem nascentes cercadas


27 fev/2023

Quarenta e cinco nascentes foram cercadas em quatro cidades pertencentes ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) – Alvinópolis, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Rio Piracicaba. O cercamento faz parte da iniciativa Rio Vivo, cujas obras começaram em novembro e, ao todo, contemplará 303 nascentes no período de um ano.

Para o presidente do CBH-Piracicaba, Jorge Martins, a Rio Vivo é a maior ação de preservação ambiental realizada atualmente na bacia. “Nunca tivemos um projeto de tamanha magnitude. Esperamos que, com ele, os moradores da região da bacia passem a ter a exata dimensão da importância de um Comitê na luta em favor da água”, observa. Ele ainda salienta o fato de o CBH- Piracicaba ter alocado recursos para que todos os municípios sejam contemplados com a iniciativa. “É algo que esperávamos e agora estamos realizando. Ficamos felizes em vê-la acontecer e sabemos que será muito importante para garantir a quantidade e qualidade de água para as atuais e futuras gerações”.

Além dos cercamentos, 86 imóveis rurais já foram mobilizados na cidade de Mariana, Alvinópolis, Rio Piracicaba, Barão de Cocais e Santa Bárbara.

O secretário de Meio Ambiente de Barão de Cocais, Cristiano Lage, destaca a importância da parceria entre o Comitê e a Prefeitura.  “A quantidade de nascentes que vão ser protegidas é grande e isso trará benefícios até para a captação de água e o abastecimento humano.”

Já o técnico da Escola de Projetos da Agedoce, Alex Cardoso, informa que, previamente, foi feita uma reunião com as famílias que moram nas microbacias e a mobilização segue de porta em porta com cada produtor rural para que a iniciativa alcance o objetivo traçado. “A família recebe o projeto, e o representante do imóvel assina dando ciência, concordando com o cercamento”, acrescenta.

O que é o Rio Vivo

A iniciativa visa à recuperação de nascentes, expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos. Essas ações são implementadas por meio da execução de projetos em imóveis rurais localizados em microbacias de pontos de captação para abastecimento púbico em municípios priorizados ou hierarquizados, já selecionados.

Com base em informações obtidas nos diagnósticos dos imóveis rurais, serão implantados projetos de barraginhas e/ou outras técnicas mecânicas comprovadamente eficientes; projetos de recuperação de nascentes, por meio do cercamento e revegetação; além da implantação de projetos de sistemas individuais de tratamento de esgoto doméstico.

No primeiro ano de implantação da Iniciativa Rio Vivo na bacia do rio Piracicaba, serão executadas apenas ações de isolamento (cercamento) de nascentes em todos os municípios da bacia.

CBH Piracicaba 

Criado em 17 de fevereiro de 2000, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba-MG (CBH-Piracicaba) é um órgão colegiado, formado por representantes do poder público estadual e municipal, da sociedade civil organizada e dos usuários da água. O Comitê está localizado em uma importante região econômica do estado, com forte presença das atividades de mineração, siderurgia – na região se encontra instalado o maior complexo da América Latina – e celulose. Tem como sede a cidade de João Monlevade.

O CBH-Piracicaba possui papel fundamental na elaboração e na implantação das políticas públicas de gestão dos recursos hídricos, visando assegurar a quantidade e a qualidade da água para as atuais e próximas gerações.