CBHs e WWF-Brasil firmam parceria em prol da Bacia do rio Doce


12 jan/2023

Com o objetivo de promover a restauração florestal e colaborar com a implementação de ações por meio de arranjos que possam atingir maior escala, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e seus afluentes, por meio da Agedoce, firmaram parceria com o WWF-Brasil, em novembro de 2022.

Inicialmente, por meio da parceria, será realizado o plantio de mudas em nascentes contempladas pela Iniciativa Rio Vivo no município de Barão de Cocais/MG. Além disso, haverá colaboração dos comitês para a divulgação e realização da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas. Outras ações de restauração florestal poderão ser integradas ao longo da parceria, que se estende até 31/12/2025, podendo ser prorrogada.

Para o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), Flamínio Guerra, essa parceria vai potencializar as atividades que já estão sendo desenvolvidas. “Toda parceria firmada é muito relevante para nós. Já estamos com os projetos do comitê em andamento e quanto mais nascentes e outras áreas conseguirmos conservar e recuperar, poderemos contribuir para a melhoria da qualidade e quantidade de água na bacia”, destaca.

“O WWF-Brasil reconhece a Bacia do Rio Doce como uma paisagem estratégica na sua agenda de Restauração da Vegetação Nativa, por tudo que o Rio Doce representa e pela consolidada governança através do CBH-Doce que nos permite pensar em arranjos institucionais que trazem escala e impactos positivos a toda a região através do fortalecimento e expansão dos projetos hoje existentes e na construção conjunta de novas iniciativas”, conta Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil.

Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas

Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas é uma competição colaborativa escolar do WWF-Brasil organizada pela Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).

A Restaura Natureza é voltada a estudantes de algumas séries escolares de escolas públicas e privadas de todo o Brasil (Fique de olho nas informações sobre a 2ª Restaura Natureza, aqui). Os estudantes participantes, professores e comunidades escolares terão contato com formas de restaurar e incentivo para criar e experimentar possiblidades. O objetivo é colocar a escola como elemento central para a formação de uma nova consciência com hábitos sustentáveis, e reconhecer a comunidade escolar como lócus de desenvolvimento de estilos sustentáveis de vida.