CBH Piracicaba promove visita às obras do Rio Vivo em Rio Piracicaba
Conselheiros do comitê e representantes dos municípios visitaram uma das propriedades contempladas pelo Rio Vivo e ouviram sobre os resultados da iniciativa no território
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba promoveu uma visita às obras da iniciativa Rio Vivo, em Rio Piracicaba. A ação foi realizada após o encontro com prefeitos e conselheiros, ocorrido na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba, em João Monlevade. O objetivo foi apresentar os resultados alcançados com a ação, que tem como foco aumentar a disponibilidade de água no território, por meio da proteção de nascentes e promoção do saneamento rural.
“A razão de existência do Comitê é fazer a gestão dos recursos hídricos e produzir água em quantidade e qualidade para atender a todos os seus usos múltiplos. E as nascentes são parte fundamental desse sistema hídrico. Nelas começam os cursos d’água, que vão alimentando e formando os grandes rios, como o Rio Doce. Então, para ser operado em quantidade e qualidade, o trabalho precisa começar pelas nascentes. Dessa forma, o Comitê consegue atingir o seu objetivo”, afirma José Ângelo Paganini, conselheiro do CBH Piracicaba.
Durante a visita, foi apresentado aos participantes todo o processo de preservação das nascentes, desde o contato com o produtor rural até o cercamento do olho d’água. A visita aconteceu em uma nascente que recebeu o cercamento há dois anos.
“Quando iniciamos os trabalhos, essa nascente estava em um alto processo de degradação, com presença de gado, que agravava a situação. Desde que fizemos o cercamento, em menos de 2 anos, houve um processo natural de reflorestamento em volta da nascente, o que contribui para a melhoria da qualidade da água”, disse João Victor Canazart, engenheiro ambiental da empresa executora do Rio Vivo no CBH Piracicaba.
Nenhum comentário
No comments yet.
RSS feed for comments on this post.
Sorry, the comment form is closed at this time.