ANA disponibiliza caderno de capacitação sobre comitês de bacias hidrográficas e publicações sobre águas subterrâneas em inglês e espanhol


2 fev/2023

Novas publicações da ANA em inglês e espanhol

Já estão disponíveis na Biblioteca da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) a nova edição do caderno de capacitação Comitê de Bacia Hidrográfica: o que É e o que Fazassim como as versões em inglês e espanhol do caderno de capacitação As Águas Subterrâneas na Política Nacional de Recursos Hídricos e do livro Governança das Águas Subterrâneas: Desafios e Caminhos. Para acessar as publicações, basta entrar no sistema Sophia e buscar pelos títulos ou palavras-chave.

caderno de capacitação Comitê de Bacia Hidrográfica: o que É e o que Faz? apresenta quais são as atividades realizadas pelos comitês de bacias, tratando do contexto histórico da sua instituição, as atribuições e o seu funcionamento. As principais competências desses colegiados consistem em aprovar o plano de recursos hídricos da bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água; entre outros.

No caso do caderno de capacitação As Águas Subterrâneas na Política Nacional de Recursos Hídricos, a publicação foi produzida para fomentar a reflexão sobre a gestão de aquíferos. Além disso, o material tem o intuito de apresentar as águas subterrâneas à sociedade, identificando sua importância e apresentando maneiras para promover a governança e a gestão integrada das águas subterrâneas. E agora está disponível também em inglês e espanhol.

Ainda nessa temática, a publicação Governança das Águas Subterrâneas: Desafios e Caminhos foi elaborada com o objetivo de contribuir para que a sociedade compreenda a importância das águas subterrâneas e como os instrumentos de gestão de recursos hídricos podem ser utilizados para fomentar a gestão integrada das águas superficiais e subterrâneas. O livro visa a difundir o conhecimento sobre aquíferos e sua importância tanto para a sociedade quanto para os ecossistemas, apontando caminhos para superar os desafios sobre o tema. As versões em inglês e espanhol também podem ser acessadas na biblioteca da ANA. 

 

Fonte:  https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e-eventos/noticias/ana-disponibiliza-caderno-de-capacitacao-sobre-comites-de-bacias-hidrograficas-e-publicacoes-sobre-aguas-subterraneas-em-ingles-e-espanhol