Municípios do CBH- Piracicaba passam por treinamento do SIGAWEB DOCE


5 ago/2022

 

Após uma solicitação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH- Piracicaba), representantes das Prefeituras do Comitê estiveram presentes na última sexta-feira,29, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (AMEPI) em João Monlevade para participarem do Treinamento do Sistema Integrado de Gestão de Águas do rio Doce (SIGAWEB DOCE).

O treinamento foi realizado pelo Técnico de Geoprocessamento Vítor Soares Feitoza que mostrou o passo a passo, além de tirar as dúvidas de todos que estavam presentes. Ele explica que o SIGAWEB DOCE tem a função de coleta, tratamento, armazenamento, recuperação e produção de informações sobre recursos hídricos. “Apesar de o seu desenvolvimento ser pautado na gestão e regulação da água, o escopo de trabalho incorpora temas conexos, como o saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos e drenagem urbana), a área ambiental e os eventos extremos naturais ocorridos na bacia, dentre outros”, esclareceu.

O evento contou com a participação de representes de 13 municípios.  “É uma nova ferramenta para os municípios estar utilizando de suma importância, onde podemos fazer medições, mapas e dentre outros. Coronel Fabriciano está implantando um sistema de gestão através de mapas e essa ferramenta veio no momento excelente”, destacou o Gerente de Meio Ambiente de Coronel Fabriciano Ivan Bastos.

O presidente do CBH- Piracicaba Jorge Martins, destacou o interesse e participação dos municípios. “Ficamos felizes por que o treinamento partiu de uma solicitação deles e nós prontamente atendemos. É uma ferramenta que será muito utilizada por todos e precisamos saber utilizar”.

O Presidente do CBH- Doce, Flamínio Guerra que também esteve presente no treinamento, enfatizou que o treinamento está disponível para todos, por meio do link:  https://www.youtube.com/watch?v=4g_RscsxdeI&t=26s . “Os comitês ou até mesmo os próprios municípios também podem solicitar este treinamento que iremos atender com muita alegria, porque é uma inovação e temos a certeza que será de grande feito”, finalizou.