Rio Vivo é iniciado na Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba


30 jun/2022

Nesta quinta-feira (30/6), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), recebeu diversos prefeitos e secretários municipais das prefeituras que compõem a região para a cerimônia que marcou o início da execução da Iniciativa Rio Vivo.

No evento realizado no auditório da AMEPI, em João Monlevade/MG, os representantes do executivo assinaram o acordo de Compromisso e Cooperação Mútua entre os municípios e o CBH-Piracicaba.

O Rio Vivo é uma das principais ações ambientais realizadas por CBHs do Rio Doce e engloba diversas práticas que visam aumentar a disponibilidade hídrica, promover o saneamento rural e reduzir a geração de sedimentos em estradas rurais.

A iniciativa reúne três ações realizadas pelos Comitês da Bacia do Rio Doce: Programa de Controle das Atividades Geradoras de Sedimentos (P12), Programa de Saneamento Básico (P42) e Programa de Recomposição de Apps e Nascentes (P52).

A primeira etapa, já iniciada, contempla o diagnóstico das propriedades rurais e os projetos das intervenções ambientais. Com base nas informações coletadas, serão implantados projetos de recuperação de nascentes – por meio do cercamento e revegetação – e de remediação de áreas degradadas geradoras de sedimentos, com foco em barraginhas, além de sistemas de tratamento de esgoto.

Confira o depoimento do presidente do CBH-Piracicaba, Jorge Martins, no evento.

O presidente do CBH-Doce, Flamínio Guerra, destacou a importância da iniciativa para a recuperação do Rio Doce.

André Marques, diretor-presidente da Agedoce, esteve presente na cerimônia e destacou a importância do envolvimento de cada município durante a execução do programa.

O Prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique, destacou a importância do Rio Vivo além da recuperação ambiental, veja:

Confira o depoimento do prefeito de São Domingos do Prata, e presidente da Amepi, Fernando Rolla:

Txai Costa, prefeito de Nova Era, destacou a importância do Rio Vivo para a sua cidade:

O Instituto Mineiro de Gestão das águas foi representado na cerimônia pela analista ambiental da Gerência de Planejamento de Recursos Hídricos, Júlia Nunes.

Confira as fotos do evento: