CBHs Doce e Piracicaba/MG são representados em seminário internacional sobre as águas


23 fev/2018

Entre os temas abordadas estavam a qualidade das águas na América Latina e Caribe, gestão integrada de territórios hídricos e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Um seminário, realizado nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Ipatinga, reuniu gestores municipais e estaduais, especialistas e a comunidade para discutir questões relacionadas à água. O vice-presidente do CBH-Doce e presidente do CBH-Piracicaba/MG, Flamínio Guerra, que representou os colegiados no seminário Internacional, cujo tema escolhido foi Compartilhando Águas: do local ao global, falou aos participantes, em um dos painéis de discussão do encontro, sobre as estratégias de desenvolvimento sustentável na Bacia do Rio Doce e sobre os programas ambientais implementados com o recurso da cobrança pelo uso da água pelo CBH-Doce e CBH-Piracicaba/MG. Guerra destacou que “no Brasil, quando falamos de água, o que nos vem à mente é a promoção de diretrizes de combate ao desperdício e à escassez. Realidade bem diferente de outros países, que já entendem a importância da utilização racional dos recursos hídricos e se reúnem basicamente para discutir sobre ferramentas de melhoria da qualidade das águas”.

Entre os objetivos do encontro estavam a troca de experiências entre os países para melhoraria da qualidade das águas; conscientização da sociedade; divulgação de boas práticas já desenvolvidas, além da promoção do diálogo entre os diferentes setores, com foco na minimização de conflitos.