Comissão Eleitoral do Fórum Mineiro define calendário para eleger nova Coordenação
Postado em: Fórum Mineiro de Comitês
Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
O FMCBH – Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas – deu início às atividades relacionadas ao processo eleitoral visando a organização e o detalhamento para a escolha da sua nova Coordenação Executiva, mandato 2025-2027. As primeiras reuniões da Comissão Eleitoral, realizadas nos últimos 12 e 16 de dezembro, foram decisivas para estruturar as etapas que serão integradas na eleição e posse da nova gestão. Este processo está regulamentado pelo Edital de Convocação FMCBH nº 01/2024 e seu respectivo regulamento, ambos aprovados durante as reuniões e enviados a todos comitês de Minas Gerais.
Durante a primeira reunião, a Comissão Eleitoral foi oficialmente constituída, com a presença de representantes de diversos CBHs – Comitês de Bacias Hidrográficas. O encontro definiu os primeiros passos para a elaboração do edital e do regulamento, que delinearam as diretrizes do processo. Na oportunidade, o grupo elegeu o seu coordenador e reafirmou o compromisso com a objetividade e a clareza nos critérios que orientarão a eleição.
A segunda reunião aprovou o Edital de Convocação FMCBH nº 01/2024 e seu respectivo regulamento. As discussões destacaram a importância de critérios, como a necessidade de fundamentação na interposição de recursos, além da decisão de simplificar documentos exigidos, como o Plano de Trabalho. Também, foi oficializado o cronograma, que inclui etapas, como a análise das inscrições, marcada para três de janeiro de 2025, e a reunião de eleição e posse, que ocorrerá de forma remota, prevista para treze do mesmo mês.
O edital, amplamente divulgado, detalha os procedimentos para formação e inscrição de chapas, a elegibilidade dos candidatos, os prazos e o formato da votação. As chapas interessadas devem submeter seus documentos até as datas especificadas no cronograma, garantindo sua participação no pleito. Na ocasião, foi estabelecido o calendário oficial, que inclui: inscrição de chapas, até dois de janeiro; análise dos documentos e divulgação do resultado preliminar, para o dia seguinte; recebimento de recursos, até em cinco dias; julgamento de recursos e divulgação do resultado final, em dez de janeiro.
A Comissão reforçou que somente os presidentes dos CBHs, respaldados por deliberações de seus comitês, podem concorrer aos cargos, e a inscrição deve incluir um Plano de Trabalho detalhado, ficha de inscrição assinada e documentação enviada à GECBH – Gerência de Apoio aos Comitês, até a data limite.
O documento destaca a necessidade de que este processo seja conduzido de forma transparente e democrática, alinhando-se aos valores que sustentam a gestão participativa dos recursos hídricos, em Minas Gerais. A nova Coordenação Executiva será eleita por meio de votação aberta e nominal, consolidando a representatividade dos CBHs no Fórum Mineiro.
Com a eleição da Executiva inicia o processo de definição da Colegiada tornando o FMCBH apto a reiniciar suas atividades, nesta nova fase.
Texto – Sarah Amorim
Imagens – Jeane Maia