Primeira rodada de Seminário de Saneamento do CBH-Piracicaba será em João Monlevade


24 ago/2015

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) e o Instituto BioAtlântica (IBIO – AGB Doce) realizam, nessa sexta feira, 04/09, em João Monlevade, a primeira etapa do seminário de saneamento do CBH. O evento tem como objetivoidentificar demandas de saneamento e de critérios para aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na bacia do rio Doce, em apoio aos municípios para o desenvolvimento de ações relacionadas aos serviços de abastecimento de água (SAA) e esgotamento sanitário (SES).

Participam do seminário, que será na sede da AMEPI, representantes de Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, Bela Vista de Minas, Jaguaraçu, Marliéria, Nova Era, Rio Piracicaba, Barão de Cocais, Catas Altas, Santa Bárbara, Bom Jesus do Amparo e Itabira, que elaboraram seus planos de saneamento através de recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água. Os municípios de João Monlevade, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo, que construíram seus PMSBs através de outras fontes de recursos também estarão presentes no evento.

SANEAMENTO NA BACIA DO RIO DOCE

As demandas identificadas nos seminários servirão de subsídio para as discussões sobre saneamento nos comitês de bacias hidrográficas, a fim de orientar os municípios quanto à tomada decisões na busca de recursos e financiamentos para suas ações prioritárias em serviços de água e esgoto.

O diálogo sobre saneamento na bacia do rio Doce terá prosseguimento no primeiro semestre de 2016, quando novas rodadas de seminários serão realizadas. Aqueles municípios que concluírem seus PMSBs, além daqueles já contemplados na primeira rodada, também terão a oportunidade de apresentar suas experiências e demandas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

8h00-8h30 – Inscrição e recepção dos convidados

8h30-9h00 – Abertura: Autoridades locais, representantes de órgãos gestores, do CBH Doce e do CBH – Piracicaba.

9h00-9h40 – Apresentação IBIO AGB DOCE e diálogo sobre os objetivos do evento, metodologia e resultados esperados.

9h40-12h30 – Apresentação dos municípios: ações para o Sistema de Abastecimento de Água (SAS) e Sistema de Esgotamento Sanitário (SES)

12h30-14h00 – Almoço

14h00-16h00 – Continuidade das apresentações

16h00-16h20 – Intervalo

16h20-17h00 – Continuidade das apresentações

17h00-18h00 – Síntese das apresentações – Resgate de propostas sobre critérios para investimento com recursos da cobrança pelo uso da água

18h00-18h30 – Avaliação e encerramento

 

Para mais informações acesse o documento  a baixo:

Orientações Seminário Saneamento

Roteiro para apresentação dos municípios